Projeto – Ter um campeonato nacional de basquete sub-21 para revelar e preparar talentos da modalidade, visando aos Jogos Olímpicos Rio 2016, é a proposta da Liga Nacional de Basquete (LNB). “Será uma oportunidade para os atletas se desenvolverem, serem vistos por diversos técnicos e, acima de tudo, formar uma massa de jogadores para a seleção e para a liga nacional”, explica o gerente técnico da LNB, Lula Ferreira.
Para formalizar o projeto, a Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB) vai encaminhar ao Ministério do Esporte uma proposta de parceria, por meio de convênio. A parceria com o governo deverá custear hospedagem e alimentação de atletas e comissões técnicas, entre outras despesas geradas pelas equipes.
De acordo com a proposta, o campeonato será disputado em três etapas: duas na cidade de São Sebastião do Paraíso (MG), onde está localizado o centro de treinamento da CBB, e uma em Brasília. A primeira fase está prevista para o período de 5 a 14 de agosto, em São Sebastião do Paraíso. A segunda será realizada em Brasília, entre 19 e 28 agosto. Já o hexagonal final será entre os dias 20 e 25 de setembro, novamente na cidade do interior mineiro.