Corpo do ex-presidente Itamar Franco é levado em carro aberto dos bombeiros e será cremado à tarde

Dilma no velório – O corpo do ex-presidente Itamar Franco acaba de chegar à Base Aérea da Pampulha, em Belo Horizonte, onde foi recebido pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB). O corpo segue agora para o Palácio da Liberdade, antiga sede do governo de Minas Gerais, onde será velado. Desde cedo, centenas de pessoas aguardam na Praça da Liberdade a chegada do corpo, em frente ao palácio, um dos cartões postais da capital mineira.

As filhas de Itamar Franco, Fabiana e Georgiana, acompanharam o cortejo que segue pelas ruas de Belo Horizonte em um antigo carro aberto do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.
O veículo é uma relíquia guardada pelo Corpo de Bombeiros: o American La France, fabricado em 1959 em Nova York. O caminhão é conhecido pelos mineiros por ter sido usado para transportar pelas ruas da capital o corpo de Tancredo Neves e, mais recentemente, do ex-vice-presidente José Alencar.

Com o atraso na saída do avião com o corpo do ex-presidente Itamar Franco de Juiz de Fora rumo a Belo Horizonte, provocado pelo mau tempo na região, a presidenta Dilma Rousseff decidiu embarcar ao meio-dia para a capital mineira, onde irá acompanhar o velório de Itamar no Palácio da Liberdade, sede do governo de Minas Gerais.

Itamar Franco morreu no sábado (2) e, logo após, Dilma ofereceu o Palácio do Planalto para o velório. Mas a família do ex-presidente recusou o convite informando que as cerimônias ocorreriam em Juiz de Fora, cidade de coração de Itamar, e em Belo Horizonte.

A cerimônia de cremação do corpo do ex-presidente está prevista para o final da tarde de hoje (4) e será reservada apenas para a família, segundo parentes. A cremação ocorrerá em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Aos 81 anos, Itamar Franco morreu no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado desde o dia 21 de maio, quando foi diagnosticado com leucemia. Ele teve um acidente vascular cerebral (AVC), entrou em coma e não resistiu.

Em frente ao Palácio da Liberdade, centenas de coroas de flores foram depositadas. Os arranjos foram enviados por diversas pessoas, entidades comerciais, governadores e até presidentes de outros países.

O trânsito na Praça da Liberdade foi fechado e as pessoas formaram uma fila para passar em frente ao caixão, colocado no salão nobre do palácio, e prestar, por alguns segundo, homenagem ao ex-presidente, que morreu na manhã de sábado (2), aos 81 anos, em São Paulo, vítima de acidente vascular cerebral (AVC). Ele estava internado desde o dia 21 de maio, quando foi diagnosticado com leucemia.

O Palácio da Liberdade foi o local de trabalho de Itamar em 1998, quando se elegeu governador de Minas Gerais. Sua gestão, logo no início, causou polêmica. Um dos primeiros atos do então governador foi decretar a moratória da dívida do Estado com a União, fato que gerou turbulências.

Nas últimas eleições, foi eleito senador pelo PPS. Além disso, Itamar foi embaixador do Brasil em Lisboa, Roma e na OEA (Organização dos Estados Americanos). Com informações da “Agência Brasil”.