Ministério desautoriza assessor que afirmou que aeroporto de Natal não ficará pronto para a Copa

Crise nas promessas – Assessor especial do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde deixou em maus lençóis, nesta terça-feira (5), o governo Dilma Rousseff e, por tabela, o ministro Orlando Silva Jr., que tem reafirmado que as obras da Copa do Mundo serão concluídas no tempo previsto. No II Fórum Legislativo das Cidades-Sede da Copa 2014, em Brasília, Gomyde desdisse o chefe e a própria presidente da República.

Ele afirmou que o novo aeroporto a ser construído na região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte, não ficará pronto a tempo de atender os turistas e torcedores que virão ao Brasil para a Copa do Mundo de 2014. O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante é uma das obras de infraestrutura anunciadas pelo governo federal para atender ao aumento da demanda em razão do Mundial, conforme registrou o portal “G1”.

O próprio governo sabe que as obras para a Copa em Natal estão mais atrasadas entre todas as cidades-sedes. Nos corredores palacianos já se comenta que a capital potiguar poderá ficar de fora da lista. Gomyde foi enfático no evento promovido com o apoio do Ministério dos Esportes: “O aeroporto de Natal não ficará pronto. A previsão da Infraero é que a obra seja concluída em agosto de 2014”, um mês após o fim do Mundial.

No final da tarde, a assessoria de imprensa do próprio Ministério se apressou em encaminhar uma nota desautorizando o assessor especial. Afirmou que Gomyde de trabalhou com dados desatualizados.

“O assessor especial do Ministério do Esporte Ricardo Gomyde usou dado desatualizado durante apresentação, nesta terça-feira (05.07), no II Fórum Legislativo das Cidades-Sede da Copa 2014, o que o levou a cometer uma avaliação equivocada acerca do término das obras do Aeroporto São Gonçalo do Amarante, em Natal. O Governo Federal trabalha com um cronograma que garante a conclusão no primeiro semestre de 2014, antes da realização do Mundial”.

Pelo sim, pelo não, Gomyde afirmou que “vale a pena fazer a obra, mesmo que não esteja pronta para a Copa do Mundo. Vai ser importante para o turismo na região. É o aeroporto mais próximo da Europa e da África e servirá como uma porta de entrada”, afirmou.