Dilma Rousseff ignora os apelos do PR e convida ministro interino para assumir a pasta dos Transportes

Agora é oficial – Contrariando o desejo do Partido da República – não o de parte da bancada da Câmara dos Deputados e de quase a totalidade da bancada do Senado Federal –, a presidente Dilma Rousseff convidou oficialmente nesta segunda-feira (11) o ministro interino dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, a assumir a pasta, em substituição ao senador Alfredo Nascimento (AM), demitido na esteira das denúncias de superfaturamento de obras e cobrança de propinas em todos os contratos do ministério. Para a surpresa de parte dos integrantes da legenda, Passos, que é filiado ao PR, aceitou o convite.

A decisão da presidente atropela os planos da executiva do PR, que pretendia discutir com a chefe do Executivo, na terça-feira (12), o destino do ministério. O convite a Paulo Sérgio Passos, comunicado pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, acontece um dia antes de o ex-diretor-geral do DNIT, Luiz Antônio Pagot, depor no Senado Federal sobre o superfaturamento de obras.

Padrinho político de Luiz Antônio Pagot, o senador Blairo Maggi (PR-MT), que foi convidado para o cargo e recusou, disse que seu afilhado apenas cumpria ordens do grupo que coordenava o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que na era Lula era gerenciado pelo ministro do Planejamento, o petista Paulo Bernardo da Silva, atual ministro das Comunicações, e a Casa Civil, que tinha no comando ninguém menos que Dilma Rousseff.

Nos últimos dias, circulou na imprensa a informação de que o esquema de superfaturamento de obras teria como objetivo beneficiar eleitoralmente a petista paranaense Gleisi Hoffmann, atual ministra-chefe da Casa Civil e casada com Paulo Bernardo. Ambos negam as acusações e prometem recorrer à Justiça.

Os integrantes do PR esperam que Luiz Antônio Pagot desista de cumprir a ameaça feita na última semana, quando veio à tona mais um escândalo do governo de Dilma Rousseff. Caso Pagot revele o sistema que imperou no DNIT, a presidente terá um enorme problema para administrar, mas o PR poderá perder os outros cargos que conquistou na máquina federal.

Confira abaixo o teor da curta nota divulgada pela assessoria de imprensa da Presidência da República

“Nota à Imprensa

O ministro interino dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, foi convidado nesta segunda-feira pela presidenta Dilma Rousseff a assumir a titularidade da pasta. O convite foi aceito.

Secretaria de Imprensa da Presidência da República”