Operários são soterrados em mais um caso de negligência de empreiteiras em Brasília

Estatísticas da morte – Três operários que trabalhavam em uma obra no Hospital Universitário de Brasília (HUB), na 405 Norte, foram soterrados depois que um barranco próximo à estrutura, localizada no subsolo, cedeu. Seis homens foram atingidos, mas, segundo informações do quartel do Corpo de Bombeiros da Asa Norte, três deles conseguiram escapar sem ferimentos. Há suspeita de que os três soterrados estejam mortos.

No ano passado, seis operários morreram em acidentes parecidos na região de Brasília. Somente neste ano, nove teriam perdido a vida, segundo o sindicato dos trabalhadores na construção. A falta de fiscalização pela delegacia do Trabalho e a irresponsabilidade e negligência dos construtores são os fatores principais da causa das mortes.

No caso da obra do HUB, a assessoria de imprensa da Universidade informou que a construção foi retomada em janeiro. Um mês depois um servidor da instituição encarregado de fiscalizar o trabalho já teria advertido sobre os a deficiência no trabalho escoramento. A empreiteira não teria tomado as precauções necessárias. Nenhum responsável pela empresa, com sede em Goiânia, foi encontrado para falar sobre o acidente.

Oito ambulâncias de socorro dos bombeiros e veículos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram deslocadas para atender as vítimas. Vários homens da corporação trabalham nas escavações para resgatar os operários. Uma escavadeira auxilia no serviço de remoção da terra.

De acordo com o diretor do Samu que está no local Rodrigo Caseli, a operação está caminhando devagar, pois tudo está sendo feito com muita cautela. “Nós acreditamos que, por eles estarem fazendo uma obra na tubulação de esgoto, possam ter se abrigado em manilhas”, disse. Uma estrutura para o resgate das vítimas foi montada no local e uma equipe médica do HUB está pronta para o atendimento. A operação conta com o apoio do Samu. Com informações do “Correio Braziliense” e do “Clica Brasília”.