Oposição no Senado consegue com aliados do Planalto as assinaturas para a CPI dos Transportes

Agora vai? – Os partidos de oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff no Senado Federal conseguiram as assinaturas que faltavam para completar o requerimento de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar os escândalos no Ministério dos Transportes, cujo ex-titular, o senador Alfredo Nascimento (PR-AM), voltou à Casa legislativa e fez contundente discurso na tarde desta terça-feira (2).

Entre os senadores que assinaram o requerimento que estava sob a coordenação de Alvaro Dias, líder o PSDB no Senado, estão Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), ex-governador de Santa Catarina; Zezé Perrela (PDT-MG), que assumiu o mandato de senador com a morte de Itamar Franco; e Ricardo Ferraço (PMDB-ES). Com essas adesões, a oposição conseguiu as 27 assinaturas necessárias de acordo com o Regimento Interno do Senado Federal. Caso o PR decida assinar o requerimento, 34 senadores apoiarão a CPI.

Considerando que os três senadores que por último assinaram o requerimento integram a base de sustentação do governo da presidente Dilma Rousseff, não causará surpresa se o Palácio do Planalto voltar a enfrentar crise política. Até porque, no discurso desta tarde, o ex-ministro Alfredo Nascimento disse em diversos momentos que o Partido da República, da qual é presidente nacional, “não é lixo”. Vários senadores do PR já defendem a tese de a legenda deixar o bloco de apoio ao Planalto.

A assessoria do senador Luiz Henrique da Silveira informou à reportagem do ucho.info que o ex-governador catarinense não assinou o requerimento para a criação da CPI dos Transportes, informação que anteriormente foi confirmada pelos assessores do líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias. Por causa da informação adicional, a presente matéria foi complementada às 20h01 desta terça-feira, inclusive com substituição de foto.