Senador da oposição não suporta pressão e pede retirada de assinatura do requerimento de CPI

(Cadu Gomes)
Marcha à ré – Depois do cipoal de acusações na direção do Ministério dos Transportes, que rendeu nada menos do que 27 demissões, o mínimo que poderia esperar é que o assunto fosse investigado, o que não aconteceu até agora por má vontade da presidente Dilma Rousseff, que preferiu apenas promover uma faxina superficial na pasta.

Na noite de terça-feira (2), o senador Alvaro Dias, líder do PSDB, conseguiu as 27 assinaturas regimentalmente necessárias no requerimento de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o Ministério dos Transportes, o DNIT e a Valec. Os ponteiros do relógio ainda não tinha se encontrado na marca da meia-noite quando o senador João Durval, do PDT baiano, pediu a retirada de sua assinatura do documento. Pressionado pelo Palácio do Planalto, Durval preferiu ajudar o governo a mandar a sujeira para debaixo do tapete.

Na manhã desta quarta-feira (3), um integrante da oposição abandonou o grupo que defende a criação da CPI dos Transportes. Trata-se do senador Ataídes de Oliveira, do PSDB do Tocantins. Sem motivo que justifique a sua desistência, Ataídes pode ter sido pressionado pelo titular da vaga, o senador João Ribeiro, do Partido da República, legenda presidida pelo ex-ministro Alfredo Nascimento.

É bom lembrar que no discurso de mais de três horas que fez na tribuna do Senado, na tarde de terça-feira, Alfredo Nascimento, ao ser convidado para assinar o requerimento da CPI dos Transportes, disse que prefere uma Comissão que investigue a sua trajetória na pasta. Ora, se Nascimento é inocente como ele próprio afirmou no plenário do Senado, não há razão para deixar de assinar o documento.

Entregue à Mesa Diretora do Senado, o requerimento de criação da CPI dos Transportes precisa ser lido em plenário para que passe a valer o prazo para a apresentação das assinaturas faltantes (até a meia-noite do mesmo dia). Enquanto não acontecer a leitura, o documento protocolado continua valendo.

Confira abaixo a lista dos 27 senadores que assinaram o requerimento para a criação da CPI

PMDB (4)

Jarbas Vasconcelos (PE)

Pedro Simon (RS)

Roberto Requião (PR)

Ricardo Ferraço (ES)

PSDB (10)

Alvaro Dias (PR)

Aécio Neves (MG)

Aloysio Nunes Ferreira Filho (SP)

Cícero Lucena (PB)

Cyro Miranda (GO)

Lúcia Vânia (GO)

Ataídes Oliveira (TO) (retirou a assinatura)

Flexa Ribeiro (PA)

Mário Couto (PA)

Paulo Bauer (SC)

Democratas (5)

Demóstenes Torres (GO)

José Agripino (RN)

Maria do Carmo (SE)

Jayme Campos (MT)

Kátia Abreu (TO)

Partido Progressista (2)

Ana Amélia (RS)

Reditário Cassol (RO) (27ª assinatura)

PDT (3)

Pedro Taques (MT)

João Durval (BA) (retirou a assinatura)

José Perrela (MG) (26ª assinatura)

PSol (2)

Randolfe Rodrigues (AP)

Marinor Brito (PA)

PMN (1)

Sérgio Petecão (AC)