Suplicy abusa da costumeira diplomacia e fala sobre as críticas de Jobim às ministras Ideli e Gleisi

Pano quente – O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) comentou com o próprio ministro da Defesa, Nelson Jobim, elogiando a sinceridade, que é uma qualidade, quando foi apresentado o plano econômico voltado para as indústrias, nesta semana. “Agora, às vezes você vai emitir a sua avaliação sobre pessoas. Na hora que você vai fazê-lo você vai acabar magoando a certas pessoas de uma equipe então pode causar problemas muito sérios. Eu tenho outra avaliação sobre a ministra Ideli Salvatti e a ministra Gleisi Hoffmann, porque desde que elas assumiram seus trabalhos elas têm se saído muito bem. Têm tido uma avaliação positiva de nós senadores, bem como por parte de Dilma Rousseff”, disse Suplicy

No caso da crítica de Jobim à ministra Gleisi Hoffmann houve exagero, na opinião de Suplicy. “Não é que ela precise saber de todos os quarteirões, como se divida as ruas de Brasília. O que ela precisa saber é dos problemas brasileiros. Ela não é a prefeita (governadora) do Distrito Federal.”

Eduardo Suplicy acredita que Hoffmann foi convidada a integrar a equipe ministerial de Dilma pelo trabalho desenvolvido no Senado e reconhecido por parlamentares inclusive da oposição. “Ela é conhecedora em profundidade dos problemas do Tratado de Itaipu, quando a presidenta Dilma estava no ministério de Minas e Energia, e foi elogiada pelos senadores pelo trabalho desenvolvido”, declarou o parlamentar petista. “Se um dos membros da equipe começa a falar adjetivos sobre as companheiras de trabalho e pode magoá-las isto torna o trabalho mais difícil”, sintetiza.

O senador paulista ainda pensava na hipótese de Jobim continuar na pasta e imaginava que Dilma poderia ter uma conversa para tentar assentar a poeira. “Por favor, manere um pouco porque se for dessa maneira a cada semana nós vamos ter que apagar incêndios”, traduziu como seria a conversa entre Dilma e Jobim.

Questionado pela reportagem do ucho.info se sabia se Dilma Rousseff estaria à procura de um substituto, Suplicy disse não ter essa informação. “A minha área é da busca da paz, não tanto da defesa”, disse sorrindo.