Contrariando profecia de Dilma Rousseff, Rio de Janeiro foi alvo de apagão elétrico nesta sexta-feira

Lampião na mão – Cumprindo determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico, a empresa Furnas desligou uma subestação de energia no Rio de Janeiro, deixando vários bairros das Zonas Norte e Sul da capital fluminense sem luz nesta sexta-feira (5). O apagão, que durou pouco mais de trinta minutos, aconteceu por volta do meio-dia, o que aumentou o caos em várias regiões da Cidade Maravilhosa.

De acordo com a distribuidora de energia Light, ficaram sem luz os bairros do Leblon, Copacabana, Ipanema, Leme, Jardim Botânico, Lagoa, Botafogo, Urca, Rio Comprido, Tijuca, Andaraí e Grajaú. O movimentado Túnel Rebouças, no sentido Lagoa, também foi alvo da interrupção no fornecimento de energia, o que provocou congestionamento na região. Na Zona Oeste, moradores do Jardim Oceânico também enfrentaram problemas.

Em 29 de outubro de 2009, Dilma Rousseff, então ministra-chefe da Casa Civil, afirmou, durante o programa chapa branca “Bom Dia Ministro”, que o Brasil não corria risco de um apagão elétrico, a exemplo do que ocorrera em 2001. Duas semanas mais tarde, na noite de 10 de novembro, um apagão deixou dezoito estados brasileiros sem energia elétrica durante horas a fio. À época, horas depois da escuridão que tomou conta do Brasil, Dilma reagiu com desdém e truculência verbal ao responder as perguntas dos jornalistas que buscavam informações mais claras sobre o ocorrido.

No último dia 28 de julho, o ucho.info publicou matéria em que alertava para o perigo de novos apagões, em decorrência do excessivo volume de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos vendidos nos últimos dois anos, sem que nenhuma ação expressiva por parte do governo federal tenha sido deflagrada no setor de geração de energia.

Quando, em outubro de 2007, a FIFA anunciou que o Brasil sediaria a Copa do Mundo de 2014, os jornalistas deste site, assim como os de alguns raros e corajosos veículos de comunicação, afirmaram que o País não tinha, como não tem, as condições mínimas para abrigar um evento esportivo de tal magnitude. Foi o bastante para o fanfarrão Luiz Inácio da Silva afirmar que torcemos contra o Brasil. Na verdade, quem de fato torce contra o País é Lula, sempre ovacionado por uma horda de incompetentes que se ajoelham diante de profecias galhofeiras e mitômanas.