Colombianos escapam de zebra com pênalti nos acréscimos contra a Costa Rica

(Foto: Getty Images)
Mundial Sub-20 – Os colombianos estiveram muito perto de serem atropelados por uma zebra monumental. Os donos da casa haviam largado na frente e cedido a virada por 2 a 1 para a seleção da Costa Rica. Restavam apenas 11 minutos para salvarem o sonho da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA 2011. Jogadores e torcedores apelaram a todos os deuses do futebol por um gol que levasse a partida para a prorrogação.

O resultado acabou saindo melhor do que a encomenda. Não só Pedro Franco empatou, como James Rodríguez garantiu a vitória em cobrança de pênalti já nos acréscimos, levando a torcida no El Campín ao delírio e a seleção de Eduardo Lara às quartas de final.

Curiosamente, todos os quatro jogos do dia foram decididos nos pênaltis. A Argentina bateu o Egito por 2 a 1 num duelo em que todos os gols saíram da marca dos 11 metros, enquanto a cobrança de Nelson Oliveira bastou para Portugal eliminar a Guatemala. Por fim, após 120 minutos de igualdade entre México e Camarões, os africanos perderam os seus três tiros livres e viram os adversários converterem o mesmo número de batidas. Ninguém poderia ter previsto um roteiro tão caprichoso na abertura das oitavas de final.

Portugal enfrenta a Argentina nas quartas de final, enquanto México joga contra a Colômbia. Os outros quatro confrontos das oitavas de final — Nigéria x Inglaterra, Espanha x Coreia do Sul, Brasil x Arábia Saudita e França x Equador — serão disputados nesta quarta-feira.

Resultados – Oitavas de final

Argentina 2 X 1 Egito
Portugal 1 X 0 Guatemala
Camarões 1 X 1 México (0 a 0 na prorrogação e vitória mexicana por 3 a 0 nos pênaltis)
Colômbia 3 X 2 Costa Rica