Exercício da cidadania – O governador em exercício do Distrito Federal, Tadeu Filippelli (PMDB), recebeu na noite de terça-feira (9) o Plano Anual de Investimentos e Serviços do Orçamento Participativo do Distrito Federal (OPDF). O documento contém 1.126 propostas e foi elaborado por 85 conselheiros representados no evento por Elizabeth Moreno e Márcio Paiva. Organizado a partir das sugestões colhidas nas plenárias de bases realizadas nas administrações regionais, o documento contém 7.882 propostas com prioridades para temas como Urbanização, Educação, Saúde e Cultura.
“Foram quatro meses de trabalho ininterrupto, mas extremamente dignificante. Tenho a satisfação de entregar este documento ao governador em exercício e louvo o compromisso deste governo em escutar a população no que diz respeito aos gastos públicos. Esta é uma nova forma de fazer política e definir prioridades”, saudou Elizabeth Moreno.
Para Francisco Machado, coordenador da Coordenadoria de Cidades, esta é uma oportunidade muito esperada pela população e um exercício legítimo de cidadania. “A tarefa continua a partir deste momento. Agora vamos acompanhar os debates e a aprovação das propostas. A meta é transformar o Distrito Federal na região mais democrática do país”, comemorou.
O governador em exercício, Tadeu Filippelli, agradeceu o trabalho e a dedicação dos delegados e conselheiros e lembrou que o Distrito Federal vive um momento de regaste de sua história com maior participação do povo. “Temos muitos anos de demandas reprimidas. Gostaria de registrar que este momento é histórico e firma mais um compromisso deste governo: o de ouvir o povo”, declarou.
A população se reuniu em 187 plenárias e os fóruns de Delegados detalharam e priorizaram as propostas das regionais e elegeram os conselheiros.Os conselheiros, por sua vez, unificaram a lista de propostas no Plano Anual de Investimentos e Serviços do OPDF que servirá de base para a elaboração do anexo a ser incluso no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) do DF de 2012.