Oposição está empenhada para criar CPI que investigará pelo menos sete ministérios e quatro autarquias

CPMI geral – A oposição deu um passo firme no sentido de investigar suspeitas de irregularidades em sete ministérios. E já não era sem tempo. Trata-se de uma CPMI que levantará ilicitudes e irregularidades verificadas nos ministérios dos Transportes, Cidades, Agricultura, Reforma Agrária, Trabalho e Turismo, bem como no DNIT, Valec, Incra, Conab e na ANP.

O senador José Agripino Maia (DEM-RN) afirmou nesta quinta-feira (12), após reunião de líderes da oposição, que a meta será a abertura de uma Comissão Parlamentar Mista que abranja todos os assuntos denunciados nas últimas semanas. “O consenso dos partidos é de começar a coletar assinaturas na Câmara e no Senado para a instalação da CPMI que investigue crrupção. É claro o proecesso endêmico do governo herdado do governo passado.” São necessárias 171 assinaturas e a duração da CPMI tem prazo prorrogável de 120 dias para ser concretizada.

No processo de coleta de assinaturas, a oposição pretende ao mesmo tempo divulgar quem é contra ou favor de passar a sujeira limpo. “Vamos exibir ao Brasil pela Internet, pelos meios de comunicação quem é que quer de verdade a faxina e a investigação e quem é que quer apenas da boca para fora. E que deputados e senadores assinaram. Os que assinaram querem a investigação. Os que não assinaram estão posando para a plateia”, disse.

Maia tem esperança no “sentimento de pátria que cada um tem e de autopreservação de sua agremiação partidária”, em relação à expectativa de que integrantes da base aliada do governo venham a engrossar a lista de assinaturas. “Reuniram-se representantes do DEM, PSDB, PSol e PPS, mas outros partidos ou integrantes de outros partidos com certeza virão”, disse otimista.

Clique e confira na íntegra o requerimento de criação da CPMI