Tucanos anunciam guerra contra corruptos e aperto do cinto do governo Dilma Rousseff

Apertando o cinto – O PSDB protocolou uma representação no Ministério Público Federal (MPF) com o intuito de que sejam investigados supostos esquemas de corrupção nos ministérios do Turismo e da Agricultura. Paralelamente, a oposição continua a envidar esforços para a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o Ministério dos Transportes. Foram coletadas 21 assinaturas até agora.

Uma coletiva de imprensa foi convocada pelo presidente do partido, deputado federal Sérgio Guerra (PE), o líder tucano no Senado, Alvaro Dias (PR), e o líder na Câmara, Duarte Nogueira (SP) na tarde de quarta-feira (10). O objetivo foi fazer um balanço do mandato de Dilma Rousseff. “Este governo está nervoso, conturbado e desagregado”, avaliou Dias. Para ele, a presidente não está agindo efetivamente contra a corrupção. “Há um esforço descomunal para blindar os protagonistas do problema enquanto se faz uma faxina encenada”, criticou.

Nesta quarta, foi aprovado o convite ao ministro do Turismo, Pedro Novais, e o ex-chefe da pasta, Luiz Barreto, para comparecerem à Comissão de Fiscalização, Finanças e Controle da Câmara. E a oposição não parou por aí. Os próximos alvos dos tucanos são o secretário-executivo do ministério, Frederico Silva da Costa e o ex-presidente da Embratur, Mário Moysés, que deverão prestar esclarecimentos no Congresso. Os requerimentos têm de passar pelo crivo da Comissão de Desenvolvimento e Turismo.

Lista de investigados

A oposição apresentou requerimentos convidando para prestar esclarecimentos, na Câmara dos Deputados, o ex-diretor da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Oscar Jucá Neto, o “Jucazinho”, o ex-secretário-executivo da Agricultura, Milton Ortolan, e o lobista Júlio Fróes. Jucazinho revelou, em entrevista à revista “Veja, a existência de um esquema de corrupção dentro do órgão em que trabalhava. Ortolan deixou o cargo no último sábado (6), quando reportagem da revista revelou que Fróes agia operando fraudes em contratos e licitações. “Ainda vamos apresentar um requerimento para convocar Expedito Veloso para dar explicações sobre o escândalo dos aloprados”, acrescentou Sérgio Guerra.

Até o final do mês, anunciaram os tucanos, será divulgado um documento com sugestões de “reengenharia administrativa” do governo. Uma das propostas é a fusão de alguns ministérios e secretarias e a contenção de gastos. Outra estratégia será otimizar a tramitação de projetos de combate à corrupção,como o que colocará na frente dos demais processos que envolvam administradores públicos acusados de corrupção.

Ainda será proposto no Senado um projeto para proibir que o parlamentar retire a assinatura de listas de criação de CPIs, como ocorreu na tentativa de a oposição cria a CPI dos Transportes. “A ideia é evitar que a lista seja usada como moeda de troca, como foi feito recentemente”, destacou Alvaro Dias.