Próximos dias – A Companhia Energética de Brasília (CEB) receberá aporte financeiro de R$ 800 milhões, dinheiro que será liberado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nos próximos dias. A operação foi autorizada pelo governo federal e confirmada no domingo (14) pelo governador Agnelo Queiroz no aeroporto de Hong Kong, pouco antes de seu embarque de volta ao Brasil, com chegada prevista para esta segunda-feira, segundo informa o “Correio Braziliense”.
No início da última semana, o BNDES deu sinal verde para o financiamento, cuja liberação ocorreu após uma intensa negociação, que passou pelo aval da presidente da República, Dilma Rousseff. A bolada, que quitará os débitos da CEB de uma só vez, ajudará no processo de recuperação da companhia, que passou por uma longa crise, causando prejuízos financeiros e prejudicando o serviço oferecido ao público.
Com a quitação da dívida, os dividendos obtidos pela estatal deixam de ser empenhados para rolar juros e encargos sociais e começam a ser investidos na reestruturação da empresa. Por ano, a CEB desembolsa R$ 100 milhões para pagar juros e encargos. “O empréstimo vai liberar uma quantia volumosa de recursos que estavam sendo usados para rolar a dívida. Com esse dinheiro liberado, a CEB vai ter fôlego para se reestruturar de uma vez por todas”, afirmou Agnelo Queiroz.