Gurgel será reconduzido por Dilma com a expectativa de investigar denúncias nos ministérios

Novais na mira – No meio da tarde desta segunda-feira (15), a presidente Dilma Rousseff (PT) dará posse a Roberto Gurgel para um novo mandato na Procuradoria-Geral da República. O ato marcado no Salão Nobre do Palácio do Planalto será importante para reafirmar a autoridade da presidente nas decisões de combate à corrupção. Senadores que desde a semana passada ensaio um apoio à presidente, inclusive o senador dissidente Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), deverão estar presente na solenidade.

Gurgel será reconduzido por mais dois anos e muito se espera de sua atuação e do Ministério Público Federal. Sobre a sua mesa estão vários pedidos de investigação protocolados nos últimos dias. Uma nova representação será protocolada hoje (15) pelo PPS. Será contra o ministro do Turismo, Pedro Novais, por crime se prevaricação. Na ação, o partido irá argumentar que ele tinha informações sobre um esquema de corrupção na pasta e não tomou nenhuma providência para estancar o desvio de dinheiro público.

“O ministro, no mínimo, prevaricou. Ao ser informado sobre as irregularidades sequer pediu a abertura de processo administrativo. Vamos acionar a PGR para apurar a sua conduta”, adianta o líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), segundo informou a assessoria do partido.

Denúncias publicadas no sábado (13) apontam para a ligação de Pedro Novais com a quadrilha do turismo. O jornal “Correio Braziliense” mostra que ele ficou sabendo das irregularidades nos contratos da pasta 47 dias antes de operação da PF. Na época, o ministério alegou que procedimentos tinham amparo legal.

Já a revista “Época” traz reportagem em que afirma que Pedro Novais atuou para beneficiar uma empreiteira que recebeu, em contrato investigado pelo MPF, recursos do Ministério do Turismo. A pasta chegou, inclusive, a pressionar a prefeitura de Goiânia para aceitar o esquema que envolvia uma empreiteira de um amigo do secretário-executivo do Turismo, Frederico Costa, preso na última semana pela Policia Federal.