OAB lançará “Observatório da Corrupção” e PSOL entra com representação contra ministro

Crise de ética – A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) embarcou na onda de parte dos senadores que na segunda-feira (15) fizeram discursos favoráveis à “faxina” da presidente Dilma Rousseff em dois ministérios. Segundo informou a assessoria da entidade, na próxima semana será lançado em Brasília o “Observatório da Corrupção”.

“Hipotecamos aos senadores nossa solidariedade ao movimento, ao mesmo tempo que informarmos nossa intenção da OAB de debater e desenvolver formas de ataque à corrupção, que é um clamor da sociedade brasileira”, disse Ophir Cavalcante Júnior à saída do encontro com senadores na terça-feira. Além do “Observatório da Corrupção” que a OAB instalará em 24 de agosto, uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado, na próxima terça-feira (23), discutirá o problema com várias entidades da sociedade civil.

Enquanto isso, a bancada do PSOL protocolou na noite de terça uma representação contra o ministro dos Transportes, Wagner Rossi, no Conselho de Ética Pública, no Palácio do Planalto. Rossi viajou de jatinho particular, pertencente a Ourofino Agronegócios, com sede em Ribeirão Preto, cidade onde mora o ministro e sua família. Assinam a representação, Chico Alencar (RJ) Ivan Valente (SP) e Jean Wyllys (RJ), segundo informações da assessoria de imprensa do partido.

De acordo com reportagem do jornal “Correio Braziliense”, publicada na edição de ontem, Rossi e seu filho, o deputado estadual Baleia Rossi (PMDB-SP), foram vistos por funcionários várias vezes embarcando e desembarcando do jatinho Embraer modelo Phenom, avaliado em US$ 7 milhões.

A Ourofino recebeu nos últimos meses autorização no ramo de patentes e liberação para comercialização de vacinas contra febre aftosa – fatos que corroboraram para crescimento de 81%, devido a inserção da empresa na campanha de vacinação, e a tornaram a primeira no setor no país, um mercado que movimenta R$ 1 bilhão.