Presidente da Venezuela ressurge na cena política e evita comentários sobre a gravidade da sua doença

(Foto: Reuters)
Pronto para enganar – Hugo Rafael Chávez Frías, o tiranete bolivariano que comanda com mão de ferro a vizinha Venezuela, ressurgiu na cena política local para anular qualquer tentativa oposicionista de desestabilizá-lo no poder. Há meses lutando contra um câncer na região pélvica, Chávez, que preferiu continuar o tratamento em Havana a fazê-lo no Brasil, desmentiu na terça-feira (17) as informações sobre a gravidade da sua doença.

Fincado no Palácio Miraflores, sede do Executivo venezuelano, Hugo Chávez informou que retomará a sua coluna periódica no jornal “El Correo del Orinoco”. Preocupado com a movimentação dos partidos de oposição que com o crescente descontentamento da população, Chávez explicou sobre sua coluna: “Amanhã sai. Não vai ser diária (a coluna), mas vou escrever com muita regularidade e aí vou explicar tudo para que me entendam”.

O presidente da Venezuela alegou estar bem de saúde, mas as evasivas desmentem suas próprias palavras. “Se fosse muito grave eu estaria parado aqui?”, questionou o ditador. Diante da possibilidade de ter de se afastar do poder por um período maios longo, por causa do tratamento, Chávez informou que não teve metástase e até então não foram detectadas células cancerígenas em seu corpo. Contudo, ele evitou falar sobre o tipo de câncer que tem e não forneceu detalhes sobre a doença.

A fragilidade da saúde de Hugo Chávez é notória, mas questões relacionadas à sua permanência no poder o obrigam a essa farsa contínua. Não há na literatura médica qualquer anotação sobre um ser humano que se submeteu a sessões de quimioterapia sem ter qualquer tipo de câncer. A não ser que Hugo Chávez é masoquista ou está encenando uma epopeia política, na qual a compaixão dos súditos permitirá que ele permaneça no poder.