Dilma vai a jantar festivo do PMDB, mas não comenta a crise que envolve os aliados políticos

“Homenagem” – A despeito da presença do Ministro do Turismo, Pedro Novais, e da ‘faxina’ contra a corrupção na pasta, a crise não entrou no cardápio do jantar da presidente Dilma Rousseff (PT), que aconteceu na noite de terça-feira (23) com cerca de 120 convidados do PMDB, entre ministros e parlamentares, e outros seis petistas titulares de ministérios. Dilma passou uma hora e meia no jantar e durante esse período não se falou em crise.

O encontro no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente Michel Temer, transcorreu em clima descontraído de confraternização para saudar a presidente Dilma. Temer tomou a palavra em discurso rápido exaltando a unidade do PMDB, que compareceu em peso. Representantes de todas as alas, incluindo parlamentares que votaram no tucano José Serra na eleição presidencial, como Eliseu Padilha (RS), estiveram presentes, segundo informou a repórter Cristiane Samarco, do “O Estado de S. Paulo”.

“A confraternização é uma homenagem a presidente. Todo PMDB está aqui”. As palavras do anfitrião foram interrompidas por aplausos gerais. Temer encerrou dizendo que os aplausos não eram apenas do PMDB, representavam também os aplausos do povo brasileiro que apoia e aprova o governo Dilma Rousseff. A presidente agradeceu, reforçando a tese de que a aliança PT-PMDB é fundamental para a estabilidade da base aliada.

“Sinto-me em casa ao lado do PMDB”, disse a presidente lembrando que foi com o partido que ela ganhou a eleição e governa. “O PMDB é fundamental para o governo e nós esperamos chegar ao final de 2014 entregando um país ainda melhor do que aquele que recebemos”.

Todo o núcleo, chamado núcleo palaciano, compareceu ao jantar. Entre os chamados ministros da casa, todos petistas, estavam Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, Ideli Salvatti, da Secretaria de Relações Institucionais, Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, e José Eduardo Martins Cardozo, da Justiça. Também marcou presença o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS).