Brasil em sexto – Houve mudanças no topo do Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola. E mudanças importantes. Depois de pouco mais de um ano, a Holanda acabou com o reinado da Espanha e assumiu a ponta da lista pela primeira vez na história.
Os holandeses se aproveitaram da derrota espanhola para a Itália — em um amistoso que custou valiosos pontos à campeã europeia e mundial — e se tornaram o sétimo selecionado a alcançar o posto mais alto na relação (depois de Argentina, Brasil, França, Alemanha, Itália e Espanha).
Também houve uma grande virada na América do Sul, onde o Uruguai, quinto colocado, se tornou o melhor país da região após a derrota do Brasil (sexto, queda de duas posições) para a Alemanha (terceira, sem modificações em relação ao ranking anterior). A Inglaterra também lucrou com o tropeço brasileiro e subiu duas colocações, aparecendo em quarto.
Entre os 50 melhores da lista, a Rússia (13ª, cinco posições a mais), a Nigéria (38ª, também cinco postos acima) e a Argélia (46ª, subida de seis colocações) tiveram as maiores ascensões. E, assim como a Holanda, a Mongólia (160ª, três posições a mais) também alcançou a sua melhor classificação desde o início do Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola.
Nas últimas semanas, 76 partidas entre seleções principais foram disputadas. Destas, 60 eram amistosos, 15 valiam pelas eliminatórias asiáticas para o Brasil 2014 e as demais, pelo torneio classificatório para a Euro 2012.
Nesta edição do ranking, o peso da Confederação Asiática de Futebol (AFC) passou de 0,85 para 0,86. A mudança teve efeito retroativo a agosto de 2010, após uma revisão do cálculo dos pesos das confederações ter observado que o novo número era o correto. Esta alteração causou apenas mudanças mínimas para poucas seleções e não teria tido nenhum impacto na determinação dos cabeças de chave do Sorteio Preliminar para o Brasil 2014, realizado no último dia 30 de julho. As informações são do “Fifa.com”.