Pré-candidato a prefeito é morto a tiros após anunciar candidatura à prefeitura de cidade alagoana

Crime antidemocracia – Em plena Semana da Pátria, um assassinato faz o cidadão brasileiro cair na real. O despertador para a política praticada no interior do País desta vez foi a morte de pré-canditado à prefeitura de Anadia, cerca de 98 km da capital alagona, Maceió. O vereador Luiz Ferreira de Souza (PPS), 61, foi morto a tiros na tarde de sábado (3).

Após a participar de um programa de rádio local, no qual anunciou a candidatura para eleição de 2012 foi abatido ao retornara à cidade de Marimbondo, pela na rodovia AL-450, onde apresentou o programa de rádio, para Anadia.

A Polícia Civil de Alagoa apurou que o carro do vereador, um Siena prata, foi fechado por outro veículo onde estavam os atiradores, que disparam ao menos 12 tiros contra ele. O vereador morreu no local. Souza era cirurgião e foi diretor do Hospital Geral do Estado, em Maceió. Ele era também conselheiro de um clube de futebol e professor da Uncisal (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas).

A motivação política é a mais plausível para a causa do assassinato. Até a tarde deste domingo (4), a polícia de Alagoas não tinha pistas dos autores do assassinato. O delegado Mário Jorge Barros, da Delegacia de São Miguel dos Campos, responsável pela investigação, não quis comentar as linhas de investigações.

“Cultura do trabuco”

O dirigente do PPS alagoano Juca Carvalho disse que Souza era pré-candidato do partido à Prefeitura de Anadia. Ele disse acreditar na possibilidade de que o crime tenha motivação política. O PPS já entrou em contato com o secretário Dário César [Defesa Social] e cobrou celeridade na apuração do crime. O vereador era um homem conceituado, pacato. Era um humanista, que nunca se meteu em confusão”, disse Carvalho.

O ambientalista Anivaldo Miranda, do PPS-AL, disse que caso a morte do vereador seja solucionada, outros crimes podem ocorrer. “Esse pessoal sente um clima de impunidade e começa a botar as unhas de fora. Quando a segurança fraqueja, o que se vê é a velha cultura do trabuco”, disse.

A prefeita de Anadia, Sânia Tereza (PT), divulgou uma nota de pesar, sábado (3) à noite, pela morte do vereador. Segundo a nota, o vereador era apontado como provável sucessor de Sânia Tereza, que não deverá tentar a reeleição em 2012. O vereador era da bancada de apoio à prefeita. Com informações da Folha online.