Líder prevê que Senado deve evitar polêmica sobre Pronatec e votar projeto como veio da Câmara

Benefício para o Nordeste – Líder do governo no Senado Federal, Romero Jucá (PMDB-RR) disse que a Casa deverá votar o Pronatec sem alterações. Questionado sobre as modificações no projeto original do governo, feitas na Câmara, e que gerou vinculação de 30% dos recursos do programa para o Norte e o Nordeste, o parlamentar disse que “não dá pra votar contra a um projeto que ajuda o Norte e Nordeste”.

A proposta do Pronatec corria para votação sem grandes dificuldades para o governo, na semana passada, até o momento em que o deputado Antônio Carlos Magalhães Neto (BA), líder do Democratas, apresentou a emenda. Em seguida, membros da bancada do Nordeste, em especial a deputada Gorete Pereira (PR-CE), partiram em defesa da proposta. O movimento da deputada do PR foi visto como uma manifestação de “independência” do partido.

Vários membros de partidos da base aliada não demoraram a encampar a proposta. O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vacareza (PT-SP), tentou evitar que a emenda prosperasse, mas a maioria dos aliados ligados ao Nordeste, especialmente, votou com a proposta do democrata.

A deputada Fátima Bezerra (PT-RN), vice-presidente do PT e muito ligada ao ministro Fernando Haddad, da Educação, resistiu, mas acabou votando com a emenda de ACM Neto. Falou mais forte sua ligação com a bancada do Nordeste. O Ministério da Fazenda é historicamente contrário a todo tipo de vinculação orçamentária. As informações são da agência “Política Real”.