Força-tarefa tem como meta diminuir incêndios que já consumiram 10 mil hectares de Cerrado

Culpado é o Homem – O Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) montou uma força-tarefa para combater os incêndios florestais no Distrito Federal, que atingem principalmente o Jardim Botânico, a Floresta Nacional e na Reserva da Aeronáutica. Além do quantitativo normal dos grupamentos, cerca de 600 militares, três aviões, dois helicópteros, 29 viaturas, carros-pipa e o avião Air Tractor AT-802F, aeronave que entrou em ação na sexta-feira (9), são utilizados para combater o fogo.

De acordo com o tenente-coronel do CBMDF, Toni Monteiro, mais de 10 mil hectares do Distrito Federal já foram consumidos pelas chamas desde o início do ano. A quantidade representa cerca de 2.500 focos de incêndio em todo o território. “A baixa umidade do ar, que desidrata a vegetação, aliada a temperatura muito alta fizeram com que, nestes dois últimos meses, o número de focos de incêndio aumentasse e também, que a propagação do fogo seja mais rápida”, explicou.

Ainda de acordo com o tenente-coronel Toni Monteiro, 93% das causas de incêndio estão ligadas direta ou indiretamente à ação humana. A ação direta é quando um indivíduo ateia fogo intencionalmente no local. A ação indireta se dá, principalmente, em propriedades particulares, quando o cidadão deixa de fazer um bom acero, não mantém a vegetação roçada e não cuida do seu lixo. Com isso, o fogo tende a se propagar mais rápido. As informações são da “Agência Brasília”.