Deputado filmado com dinheiro nas meias tem contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do DF

Quinze problemas – Contrariando parecer do Ministério Público, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) aprovou, com ressalvas, as contas do ex-distrital Leonardo Prudente (sem partido), o deputado das meias. Prudente comandou a Câmara Legislativa em 2009 e saiu da chefia do Legislativo em função do escândalo de corrupção desbaratado pela Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, ocasião em que renunciou ao mandato parlamentar.

A administração foi considerada regular pela Corte do TCDF, apesar de inúmeras falhas apontadas pela própria equipe técnica do Tribunal. Ele deveria chefiar a Casa até 2010, mas renunciou ao cargo de presidente do Legislativo e ao próprio mandato para escapar de processo de cassação.

Leonardo Prudente foi flagrado em um dos vídeos gravados por Durval Barbosa e que compõem as investigações da “Caixa de Pandora”. O deputado apareceu em cena enfiando nas meias o dinheiro entregue pelo delator do esquema de corrupção. Durval confessou, em depoimentos, que a origem das notas era a propina paga por empresas contratadas pelo então governo do Distrito Federal.

O conselheiro relator desse caso, Manoel de Andrade, resolveu seguir a sugestão do corpo técnico que, apesar de inúmeras falhas apontadas pelos próprios auditores, se pronuncia pela aprovação das contas de Prudente, com as já citadas ressalvas. A 2ª Inspetoria de Controle Externo apontou 15 problemas na gestão então comandada por Leonardo Prudente, mas concluiu que as falhas são de natureza “formal e operacional e, a princípio, não têm o condão de macular as contas com irregularidades”. Com informações do “Correio Braziliense”.