Marcelo Castro, do PMDB do Piauí, deve assumir o Turismo no lugar do polêmico Pedro Novais

Dança de cadeiras – A presidente Dilma Rousseff procurou Michel Temer, na noite de terça-feira (13), para abreviar a demissão do ministro do Turismo, Pedro Novais (PMDB-MA), mas o vice-presidente lavou as mãos. De maneira idêntica agiu o líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN). Enquanto o Palácio do Planalto aguarda a carta de demissão de Novais, o nome do novo ministro já foi incensado pelo PMDB e devidamente aceito pela presidente Dilma. Trata-se do médico piauiense Marcelo Castro. Natural de São Raimundo Nonato, Castro é deputado desde 1999.

Recentemente, Marcelo Castro foi escolhido pelo PMDB para substituir o gaúcho Mendes Ribeiro, atual ministro da Agricultura, na liderança do governo no Congresso, mas tropeçou no crivo da presidente Dilma Rousseff. Há também resistência de parte do PMDB para endossar a indicação de Castro, pois o parlamentar teve seu nome envolvido nos recentes escândalos que patrocinaram demissões no Ministério dos Transportes e a prisão de servidores do Ministério do Turismo.

Com a eventual chegada de Marcelo Castro à pasta do Turismo, o polêmico e transgressor Pedro Novais, um servo do clã Sarney, voltará a ocupar o gabinete de número 813 da Câmara dos Deputados, no qual encontra-se instalado Francisco Escórcio, também do PMDB maranhense, outro conhecido e obediente apaniguado do presidente do Senado Federal. O nome de Escórcio apareceu no último escândalo envolvendo Pedro Novais, pois sob sua rubrica foi contratado o motorista que servia à mulher do agora demissionário ministro do Turismo. Essa é uma prática comum no Congresso Nacional, diga-se de passagem, pois quem se licencia normalmente continua controlando boa parte do gabinete.

Mas Francisco Escórcio, que já arruma as gavetas da escrivaninha, não dará muito trabalho à sua equipe de assessores. Como primeiro suplente da coligação maranhense, Escórcio provocará a saída do segundo suplente, o deputado federal Costa Ferreira (PSC-MA). Com isso, Francisco Escórcio apenas terá de cruzar o corredor e se instalar no gabinete de número 814.