PSol pede investigação contra os deputados Novais e Francisco Escórcio por quebra de decoro

Explicações a dar – Dois deputados do PMDB do Maranhão poderão ser investigados pela Corregedoria da Câmara. Se a solicitação do PSol for aceita pelo corregedor Eduardo da Fonte (PP-PE), Pedro Novais e Francisco Escórcio, o Chiquinho, podem até mesmo perder o mandato por quebra de decoro parlamentar.

O requerimento foi protocolado nesta quinta-feira (15) na Mesa Diretora da Câmara. Dependendo do que decidir o corregedor, a queixa poderá terminar no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. No último caso envolvendo deputado, o Conselho votou pela perda de mandato da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), mas o plenário absolveu a parlamentar por maioria de votos. Ela foi filmada recebendo dinheiro de propina no caso conhecido como “Mensalão do Democratas”.

Segundo informou há pouco a assessoria da bancada do PSol, os três parlamentares do partido de esquerda consideram que Novais e Escórcio feriram o decoro parlamentar. A alegação se baseia em matéria jornalística. No jornal “Folha de S. Paulo”, edição do dia 14, Pedro Novais utilizava os serviços do servidor Adão dos Santos Pereira, lotado como secretário parlamentar no gabinete do deputado Francisco Escórcio.

O servidor comissionado era chofer particular da esposa de Novais, Maria Helena de Melo. Até o final do ano passado, Adão Pereira era servidor no gabinete do deputado Novais. No mesmo dia que foi publicada a reportagem, Francisco Escórcio ordenou a exoneração o motorista Santos Pereira.

Tanto Pedro Novais quanto Francisco Escórcio tomaram vantagens da situação, já que um servidor da Câmara, lotado no gabinete do segundo, prestava serviços para o deputado licenciado Novais. Como se sabe, Pedro Novais foi ministro do Turismo por nove meses, sendo obrigado a entregar o cargo após uma série de denúncias de irregularidades contra ele.