Dilma enfatiza perfil técnico do ministro do Turismo para mostrar que não houve indicação política

Para inglês ver – “É com políticos de bom partidos políticos, com técnicos e com especialistas que se governa um país tão complexo como o nosso Brasil. A política bem exercida é uma atividade nobre e imprescindível à sociedade democrática. Seja bem vindo ao meu governo ministro Gastão Vieira”, essas foram as palavras de boas vindas da presidente Dilma ao novo ministro empossado do Turismo, da quota do PMDB. A presidente sempre enalteceu que o critério técnico, não o político, é que prevaleceria na composição de sua equipe ministerial e de assessores. Mas não foi bem assim. Os cinco ministros que saíram do governo ocuparam os respectivos cargos por indicação partidária.

Na posse do ministro Gastão Vieira (PMDB-MA), Dilma ressaltou a experiência do deputado peemedebista quanto à vida parlamentar e no setor da Educação e planejamento. Dilma observou que o escolhido terá muito trabalho para comandar a qualificação de pessoas com vistas à Copa do Mundo.

“Os desafios se multiplicam e aumentam, há muito o que fazer para melhorar a qualidade do atendimento do turista. O turista interno e o turista que vem de fora. Precisamos formar mão de obra. Isso é um problema um desafio, mas é uma grande oportunidade”, destacou a presidente.

Aproveitando que Vieira é da área de Educação, Dilma costurou em seu discurso o aspecto de idoneidade para justificar o papel a ser desempenhado pelo novo ministro. “Eu tenho certeza que uma pessoa que vem da área da Educação, que tem essa paixão pela Educação tem uma grande contribuição a dar. Porque turismo é serviço, turismo são pessoas que usufruem e são pessoas que ofertam. E aí questão da qualidade dessa oferta e a formação dessas pessoas faz toda a diferença. Por isso, acho que o senhor de uma área contigua, uma área vizinha, uma área muito próxima o que vai trazer uma grande agregação para o governo. Então nós sabemos que precisamos formar uma mão de obra bem treinada e educada”.

Sem inventar a roda

A qualificação para melhorar o atendimento ao turista necessita um reforço descomunal na questão do ensino de línguas. O ministro deverá cumprir uma missão de facilitador do treinamento para os agentes envolvidos com turismo. A ideia é utilizar ferramentas já constituídas para tanto.

“Temos de fazer muito também para melhorar o acesso às qualidades bilíngües do nosso profissional da área turística. E isso também tem muito a ver como o senhor disse com o Pronatec. E o senhor me falou na nossa primeira conversa uma coisa muito importante. O senhor falou, ‘presidente nós não temos sempre que inventar a roda, muitas vezes quando se utiliza coisas que estão funcionando se faz um trabalho melhor se referindo ao sistema S e tudo o que é possível com o Pronatec”, explicou a presidente.

Em seguida, a presidente discorreu sobre a vida pública do novo ministro. “Foram cinco mandatos de deputado federal. Então eu respeito seus pares como um parlamentar competente e dedicado a causa pública. Essa experiência será de grande valia para o exercício da atividade no governo.”

O esforço da presidente em ressaltar os dotes técnicos do ministro empossado não conseguiu disfarçar de que se trata de mais um indicado, no caso por parte do presidente do Senado, José Sarney, para um cargo no loteamento político da Esplanada dos Ministérios.