Sarney aniquilou o Maranhão, mas Dilma aceitou a indicação do caudilho para o Turismo

Fora do tom – Exigir coerência na política é a mais impossível das tarefas, mas rasgar o próprio discurso é no mínimo algo vexatório para o chefe de uma nação. Como Luiz Inácio da Silva anunciou uma enxurrada de promessas e aquilo que foi cumprido não dá para encher um copo d’água, faltar com a palavra virou algo corriqueiro na seara da política verde-loura. Quando teve a vitória confirmada nas urnas e começou a formar sua equipe ministerial, ainda em 2010, Dilma Vana Rousseff disse, em alto e bom som, que só aceitaria pessoas com comprovada competência técnica.

Refém da base aliada, Dilma foi obrigada a se curvar diante das imposições dos partidos que lhe dão sustentação no Congresso Nacional. E acabou nomeando o inexperiente e abusado Pedro Novais para o Ministério do Turismo. Transgressor contumaz, Novais foi obrigado a deixar o cargo na esteira de denúncias de irregularidades e uso indevido do dinheiro público. Senhor de conhecida face lenhosa, Pedro Novais afirmou cumprir o “dever” de pedir demissão, o que foi combinado para que o parlamentar maranhense não saísse do governo escorraçado e com o carimbo de demitido.

Faltando mil dias para a Copa do Mundo de 2014, mais uma vez Dilma Rousseff se rendeu à pressão do PMDB, partido que ela própria diz ser importante para a condução de seu governo, e abandonou a promessa de cobrar competência de seus assessores. Por conta disso, o novo ministro do Turismo é o advogado Gastão Vieira, do PMDB do Maranhão, um obediente servidor da família Sarney, clã que nas últimas cinco décadas conseguiu a proeza de transformar um estado repleto de riquezas naturais na mais miserável unidade da federação. Com essa decisão, Dilma mostra a sua dependência dos partidos que lhe dão apoio em troca de cargos. E não é difícil imaginar o que poderá acontecer no Turismo até 2014, uma vez que é sabido que o grande sonho de Gastão Vieira é ser ministro da Educação.

Depois do período totalitarista de Vitorino Freire, o presidente do Senado Federal é o mais longevo caudilho do Maranhão. Foi sob a sua batuta política que o estado caminhou na contramão da história, o que faz com que o povo continue enfrentando agruras variadas, agora reforçadas pela incompetência político-administrativa de sua filha, a governadora Roseana Sarney. Não contente, o caudilho Sarney quer, em 2012, eleger o prefeito de São Luís, como se o Maranhão fosse seu eterno feudo. Um rompante de ousadia de José Sarney, pois a filha Roseana, durante a campanha, prometeu, entre tantas coisas, construir 85 hospitais, dos quais menos de 10% saiu do papel. Fora isso, os contratos das obras foram alvo dos malfadados aditivos.

Gastão Vieira pode se transformar em uma grata surpresa no Ministério do Turismo e nós, jornalistas do ucho.info, torcemos para que isso aconteça, pois do contrário o fiasco será monumental. Porém, não custa lembrar que milagres são cada vez mais raros, especialmente quando o suposto milagreiro tem relações luciferianas.