Comissão vota Código Florestal no Dia da Árvore, que tem atos em várias cidades do País

Tempo de pensar – No Dia da Árvore há várias manifestações programadas ao longo do dia em quase todas as cidades brasileiras. Mas talvez a mais significativa seja a votação do projeto de reforma do Código Florestal na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado.

A matéria constou da pauta da última reunião, mas novo pedido de vista coletiva levou ao adiamento da votação mais uma vez. A solicitação de vista foi motivada por duas mudanças feitas pelo relator, senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), em seu substitutivo As alterações foram anunciadas pelo parlamentar na reunião da CCJ da última quarta-feira (14).

Inicialmente, o relator retirou do texto a possibilidade de os governadores definirem situações em que a vegetação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) poderia ser suprimida. Ao fazer isso, ele manteve a norma em vigor, que define a autorização para uso de APP como prerrogativa exclusiva da União. A outra modificação refere-se à conversão das multas que incidirem sobre imóvel rural que aderir ao Programa de Regularização Ambiental em serviços de preservação ambiental.

Nesta quarta-feira continuam as explicações sobre os impactos e prejuízos que o projeto do Código Florestal pode causar, iniciativa do Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável.

Para isso, haverá transmissões ininterruptas de São Paulo e de Brasília pela internet – site florestafazadiferenca.org.br, twitter @florestafaz e facebook#florestafazadiferenca. Às 16h30, na sede Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Brasília, haverá um ato público com o lançamento do baixo-assinado em defesa das florestas e o plantio de uma árvore logo após a mesa de palestras sobre temáticas que envolvem sustentabilidade e o uso racional dos recursos naturais.

Na quinta-feira (22), a proposta é realizar rodadas de avaliação e divulgar boas práticas, com a inserção de depoimentos de pessoas em diferentes estados. Na dinâmica geral, complementarão os âncoras, por vídeo e telefone, colaboradores, personalidades, pesquisadores, artistas e outros ‘antenados’.

Na região do ABC, segundo informa hoje o “Diário do Grande ABC”, na cidade de São Caetano do Sul houve pela manhã plantio de 12 árvores no bairro Prosperidade.Em Diadema, a área de proteção ambiental receberá 500 árvores, como Jatobá, Araribá, Aroeira e Jequitibá. Em São Bernardo do Campo serão distribuídas 500 mudas até o final da tarde, na Praça da Matriz, na região central. Em Santo André haverá o plantio de espécies nativas e a distribuição de mudas no Parque da Juventude.

Em Ribeirão Pires, durante a semana, no Complexo Ayrton Senna, haverá oficinas e palestras sobre meio ambiente. A Fundação SOS Mata Atlântica vai distribuir sábado cerca de 120 mil mudas de pitangueira em sete rodovias do Estado, entre 8h30 e 17h. No Grande ABC, a ação será realizada na praça de pedágio do Km 32 da Rodovia dos Imigrantes, em São Bernardo. Com informações de agências de notícias.