Deputado Protógenes anuncia desistência de Átila Lins, que afirma que a notícia é “jogo sujo”

Eleição para o TCU – Nem bem começou a sessão que definirá o representante da Câmara dos Deputados na composição do Pleno do Tribunal de Contas da União, já surgiram as primeiras notícias sobre a desistência do deputado Átila Lins (PMDB-AM). A notícia foi postada no Twitter pelo deputado Delegado Protógenes (PCdoB-SP): “Estamos mobilizados agora pela manha para eleger e votar no Aldo, Min. do TCU. O Atila Nunes do PMDB ja desistiu e vai apoiar. Parabéns!”

Protógenes Queiroz tropeçou no sobrenome de Átila ao ter pressa para postar a informação que evidencia um jogo que mobiliza muitos interesses. Protógenes foi procurado pela reportagem do ucho.info e disse por telefone que “recebeu a informação”. Átila Lins, no entanto, disse que a notícia é mentirosa e que faz parte do “jogo sujo”.

O parlamentar já disputou a mesma vaga de ministro do TCU em 2001, quando foi derrotado por 30 votos pelo então deputado Ubiratan Aguiar. Desta vez, Lins tem como principal capital a experiência de oito mandatos parlamentares e de ter assistido a seus embates do gênero, todos em votação secreta.

Na noite de terça-feira (20), o peemedebista disse que fez “uma excelente reunião” com a bancada do seu partido. Calcula que terá votos dispersos em diversos partidos, incluindo o Democratas, PSDB e PSD (que ainda não foi criado). A sua previsão é de que receba de 150 a 180 votos.

Ontem, os candidatos passaram por uma simbólica sabatina na Comissão de Finanças e Tributação. A eleição deve ser encerrada após o meio-dia. Neste instante, parlamentares discursam a favor de seus candidatos. No total são oito candidatos à vaga: Rosendo Severo, funcionário de carreira do próprio TCU; a deputada Ana Arraes (PSB-PE) e os deputados Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Átila Lins (PMDB-AM), Damião Feliciano (PDT-PB), Milton Monti (PR-SP), Sérgio Brito (PSC-BA) e Vilson Covatti (PP-RS). Com informações das agências “Congresso” e “Câmara”.