Dólar sobe, agita o mercado financeiro e empurra a inflação para além do teto da meta

Nas alturas – Quando, semanas atrás, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou medidas para conter a queda do dólar, alegando que era preciso preservar as exportações brasileiras, os jornalistas do ucho.info alertaram para o fato de a desvalorização da moeda norte-americana ser um mecanismo para conter a inflação. Com a incerteza que domina várias economias ao redor do planeta, o dólar voltou a subir no mercado de câmbio brasileiro, encerrando os negócios da terça-feira (20) cotado a R$ 1,7908 alta de 2% em relação ao dia anterior.

Com a elevação do dólar, os preços das commodities no mercado interno tendem a subir, podendo chegar a 9,5% em reais. Esse cenário fará com que alimentos, matérias primas e produtos manufaturados subam de preço, interferindo diretamente no cálculo da inflação. O dólar em alta serve para aumentar a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional, mas a atual cotação da moeda ianque está muito aquém do ideal, pelo menos para os exportadores.

No contraponto, os produtos importados ficarão mais caros aos consumidores brasileiros, alta que deve chegar à casa dos 10%, também em reais. Com essa conjunção de fatores, a inflação em 2010 deve ultrapassar o teto da meta fixada pelas autoridades econômicas do governo, que é de 6,5%.