Greve no Detran-DF tem adesão dos servidores; na UnB trabalhadores voltam ao trabalho

Promessas ao vento – Sindicato dos servidores do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) informa que 100% dos trabalhadores aderiram à paralisação nesta segunda-feira (26). Os grevistas devem se reunir às 11h com a direção da instituição para iniciar as negociações.

Entre as reivindicações da categoria está a realização de concurso, a incorporação de gratificação para os que trabalham com atendimento ao público em guichês e vistoria e redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais.

Já os servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília (UnB) e de outras instituições de ensino superior retornaram ao trabalho nesta segunda-feira (26). Após 112 dias de paralisação, a biblioteca, o restaurante o universitário, o almoxarifado e a garagem da UnB voltaram a funcionar normalmente.

A meta dos servidores, de acordo com a universidade, é elaborar uma pauta de entendimento com o governo federal. Entres as reivindicações está aumento do piso salarial para três salários mínimos, abertura imediata de concurso para substituição da mão de obra terceirizada e precarizada na área administrativa e nos hospitais universitários.

O fim da greve havia sido aprovado pelos servidores da UnB durante assembleia na última terça (20), mas a saída do movimento dependia ainda das votações nas outras universidades federais. Durante encontros com a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas (Fasubra), o Ministério do Planejamento afirmou que só negociaria após o encerramento da paralisação. Com informações do “Clica Brasília”.