Por ter inventado o país do faz de conta, Lula recebe o sétimo título de doutor honoris causa

Piada de salão – Há ao redor do planeta tantos incompetentes que receberam o título de honoris causa, que a láurea (que em tempos outros era cobiçada) tornou-se mais uma condecoração qualquer. O pior nessa triste história é que aqueles que merecidamente foram laureados agora se sentem desprestigiados.

Responsável pelo período mais corrupto da história política brasileira, o ex-presidente Luiz Inácio da Silva recebeu na terça-feira (27) o título de doutor honoris causa do Instituto de Ciência Política de Paris. Na capital francesa, Lula disse que o título era “uma homenagem ao povo brasileiro”. Sempre abusando da bazófia, o ex-metalúrgico emendou: “Este título não é um reconhecimento pessoal, é uma homenagem ao povo brasileiro”.

Certa feita, durante encontro de líderes internacionais nos Estados Unidos, Lula da Silva ouviu de Barack Obama que ele era “o cara”. Foi o suficiente para que a claque “lulista” aqui no Brasil reverberasse o assunto como se fosse algo sério e verdadeiro. Agora, com Lula recebendo dois títulos de doutor honoris causa em apenas uma semana – o primeiro foi em Salvador – não faltarão aduladores para enaltecer o fato de o maior mentiroso da história nacional ser reconhecido pelo mundo afora.

Resta saber quais os critérios para a concessão do título, pois Lula conseguiu proezas que fazem jus ao bordão galhofeiro “nunca antes na história deste país”. A corrupção vilipendiou ainda mais a dignidade de um povo, no País instalou-se uma quase irreversível sensação de impunidade, a inflação retornou com força, o consumismo tomou conta do mercado, o endividamento das famílias brasileiras é recorde, a inadimplência sobe seguidamente, os juros são extorsivos, a carga tributária é criminosa, os investimentos públicos são pífios e meramente eleitoreiros. Mesmo assim, Lula é doutor.