Prêmio do Japão – Os treinos livres para a etapa do Japão da MotoGP trouxeram a Honda mais uma vez como principal equipe do grid. Correndo em casa, o time japonês conseguiu colocar seus três pilotos nas três primeiras posições no segundo treino, com o espanhol Dani Pedrosa sendo o mais veloz de toda a movimentação.
Em uma temporada atrapalhada por fraturas nas duas clavículas, Pedrosa tenta apenas se manter na briga pelas primeiras posições da tabela, onde todos estão atrás do australiano Casey Stoner – mais rápido no primeiro treino, com 1min47s289. No segundo treino, no entanto, ele melhorou o tempo do companheiro de equipe e andou a 1min46s790.
O quarto colocado foi, ainda, um piloto de uma das equipes-satélite da Honda, a Gresini. De contrato renovado, Marco Simoncelli foi o quarto ao correr em 1min47s188, seguido de Jorge Lorenzo, da Yamaha (1min47s310) e Nicky Hayden, da Ducati (1min47s381). Hiroshi Aoyama, também da Gresini, surpreendeu e ficou em sétimo, à frente de Valentino Rossi, de desempenho difícil com sua Ducati (1min47s975).



