Pré-candidato do PDT à prefeitura de SP, Paulinho da Força erra ao contar com o apoio enganoso de Kassab

Aposta errada – Gilberto Kassab é um mercador político habilidoso e oportunista que sabe o momento exato de manipular a opinião pública com fatos populistas. Desde que decidiu criar o PSD, e lá se vão alguns longos meses, o prefeito paulistano dedicou-se apenas aos assuntos cosméticos da maior e mais importante cidade brasileira. No instante em que o Democratas, partido político ao qual estava filiado, começou sangrar por conta do escândalo que ficou nacionalmente conhecido como “Mensalão do DEM”, Kassab vislumbrou a oportunidade de escapar da maledicência do eleitorado e criar uma nova legenda que pudesse abrigar um sem fim de descontentes (sic), não sem antes se ajoelhar nos bastidores para o ocupante do poder central.

Assim surgiu o PSD, que na última semana foi finalmente oficializado pela Justiça Eleitoral e agora é o terceiro maior partido da Câmara dos Deputados. Dando sequência à sua maratona política, Kassab participou no último sábado (1), em São Paulo, de um evento do PDT que lançou o deputado federal e sindicalista Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, como pré-candidato à prefeitura da capital paulista.

Durante o encontro, Kassab disse que se sentirá orgulhoso de passar o bastão para o presidente da Força Sindical, que na opinião do alcaide paulistano é muito bem preparado para o cargo. Na verdade, a declaração de Gilberto Kassab foi arremessada ao vento por questões de formalidade política, pois o prazo de validade de seu palavrório era absolutamente curto. Minutos depois, Kassab disse que ainda não há nenhum acordo entre o PDT e o neonato PSD. No contraponto, o atual prefeito não esconde de ninguém a sua preferência pelo tucano José Serra, que ao final das discussões internas do PSDB deve sair como candidato à prefeitura de São Paulo.

Acontece que se depender da popularidade do atual prefeito para assumir o comando da cidade de São Paulo, Paulo Pereira da Silva deve desistir de seu projeto político. A avaliação de Gilberto Kassab é muito pior do que apontam as pesquisas de opinião. Quando perguntados sobre o futuro político de Kassab, sete entre dez paulistanos são unanimes em afirmar que o prefeito não tem condições de pleitear qualquer cargo eletivo depois que deixar a administração municipal.

Por conta dessa situação incômoda, Gilberto Kassab tem buscado fatos que lhe transfiram pontos na avaliação e garantam espaço na mídia. É por isso que ele insiste no fechamento do Shopping Center Norte, na Zona Norte da capital paulista, pois o empreendimento foi construído em área que no passado era um lixão. De acordo com a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o acúmulo de gás metano no subsolo do shopping aumenta o risco de explosão. O assunto foi parar na Justiça, mas o prefeito deve faturar politicamente com o tema. Enquanto isso, as ruas e avenidas de São Paulo estão tomadas por buracos que complicam o trânsito e danificam centenas de veículos por dia.