Brasileiro Robson Conceição perde vaga para Londres conquistada no ringue contra boxeador ucraniano

Outra oportunidade – O resultado que foi histórico para o boxe brasileiro, na última terça-feira, foi anulado nesta quarta. A luta entre o brasileiro Robson Conceição (de azul) e o ucraniano Vasyl Lomachenko, campeão olímpico e mundial de boxe, teve seu resultado revertido pela organização do Mundial de Baku, no Azerbaijão, a Aiba (Federação de Boxe Amador, em inglês), informou há pouco a “GazetaEsportiva.net”.

A vaga para esta fase havia dado para Robson a oportunidade de lutar nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem. Fora das Olimpíadas, o brasileiro ainda tem chances de classificação: outros atletas poderão garantir-se em 2012 por meio das competições classificatórias continentais.

Robson, que venceu o combate no ringue por 20 a 19, acabou perdendo a vaga depois de um protesto da Federação Ucraniana. Eles questionaram a decisão o árbitro, alegando primeiramente que ele deveria ter advertido o brasileiro por ter ido para a lona várias vezes. Outra reclamação foi sobre o golpe baixo do ucraniano, que, segundo eles, teria sido limpo, acima da cintura. Portanto, ele não deveria ter sido advertido.

Em terceiro lugar, os ucranianos contestaram a advertência que Vasyl sofreu por ter partido para a luta quando o juiz separava os competidores. As duas primeiras teriam sido levadas em consideração e o resultado foi anulado. Assim, o brasileiro foi eliminado antes das quartas de final e, no lugar dele, entrou Lomachenko.