Vai começar as eliminatórias para a Copa do Mundo sem a participação do maior recordista

Sul-americanos – As eliminatórias sul-americanas rumo à próxima Copa do Mundo da FIFA no Brasil começam nesta semana. Esta será a quinta vez consecutiva que o torneio classificatório da América do Sul será disputado no formato de pontos corridos, com todos os participantes se enfrentando em confrontos de ida e volta.

Além disso, curiosamente, o mesmo calendário de jogos se repetirá pela quarta vez. A última ocasião em que o torneio conheceu outro formato foi nas eliminatórias para os Estados Unidos 1994, quando as nove seleções candidatas foram divididas em dois grupos. O Chile, suspenso, não participou daquela edição.

Apenas uma seleção sul-americana nunca disputou a Copa do Mundo da FIFA, a Venezuela, que surpreendeu a todos com a quarta colocação na última Copa América e irá em busca de mais a partir da próxima sexta-feira. A média de gols do Brasil no torneio é de 2,16, mas a seleção não disputará esta edição das eliminatórias. O Brasil foi a equipe que mais vezes balançou as redes (199 em 92 jogos) e a que foi menos vazada (59, média de 0,64 por partida).

O Brasil detém o recorde de vitórias consecutivas na competição, tendo ganhado oito partidas entre 1977 e 1985. Naquele ano, em 23 de junho, o Paraguai encerrou a série de triunfos ao conquistar um empate em 1 a 1 como visitante da Seleção. O mesmo número vale ainda para destacar a goleada mais elástica de um selecionado sobre outro nas eliminatórias sul-americanas. No dia 14 de julho de 1977, o Brasil fez 8 a 0 na Bolívia pelo triangular final, que contava também com o Peru. As informações são do “Fifa.com”.