Interdição de shopping em SP deveria alcançar departamento da Polícia Civil e conjunto habitacional popular

Pela metade – Interditado por determinação da prefeitura de São Paulo, o complexo comercial ancorado pelo Shopping Center Norte, na Zona Norte da capital paulista, permanece fechado nesta quinta-feira (6), após cassação de liminar que garantia seu funcionamento. O prefeito Gilberto Kassab, que determinou a interdição com base em laudos da Cetesb, disse que espera que o Center Norte, que gera 6 mil empregos diretos atenda às exigências para voltar a funcionar normalmente, o que deve acontecer em breve, segundo palavras do próprio alcaide paulistano.

É preciso reconhecer a importância da medida, que visa garantir a segurança dos trabalhadores e usuários do shopping, mas há nesse imbróglio alguns questionamentos que não devem passar em branco. Se o Center Norte foi construído em terreno que anteriormente foi ocupado por um lixão, é preciso saber que concedeu o alvará de construção, uma vez que o perigo era conhecido.

O segundo questionamento recai sobre o entorno do Shopping Center Norte. Entre os locais que localizados na área de risco estão uma unidade da rede de hotéis Novotel, um conjunto habitacional Cingapura e uma unidade da Polícia Civil paulista, o Departamento de Investigações Criminais, o Deic.

Kassab, que tenta recuperar a popularidade perdida nos últimos meses, usa da interdição do Shopping Center Norte como tábua de salvação, pois sete entre cada dez moradores da cidade de São Paulo avaliam como péssima a atual administração municipal. Acontece que Gilberto Kassab não interditará o Deic, assim como não correrá o risco de enfrentar a ira popular com a decisão de retirar as famílias carentes que residem no Cingapura, ambos localizados na Avenida Zaki Narchi.