Ministra decide antecipar saída Secretaria de Política para as Mulheres para fazer campanha

Prefeitura de Vitória – A permanência da única ministra capixaba a integrar o governo federal, a deputada licenciada Iriny Lopes (PT), está com os dias contados. Ela decidiu deixar o governo no final do ano para cuidar do planejamento de sua campanha a prefeitura de Vitória. A decisão nada tem a ver com a polêmica sobre as “sugestões de intervenção” feitas pela ministra em conteúdos de televisão que causaram polêmica na última semana.

A “Folha de São Paulo” de hoje informa que depois da dificuldade de encontrar mulheres para ocupar o primeiro escalão de seu governo, a presidente Dilma Rousseff se prepara para mudar também parte da cota feminina da Esplanada na primeira reforma ministerial com reportagem de Ana Flor.

Só não informa que a ministra pretende sair antes do prazo estipulado para os ocupantes de cargos federais, que serão candidatos, que é abril de 2012. Entre as mudanças cogitadas estão três ministras ligadas ao PT e que comandam as chamadas secretarias especiais –Direitos Humanos, Mulheres e Igualdade Racial.

A matéria da Folha diz ainda que a presidente Dilma não teria aprovado a reação do ministério contra a propaganda de Gisele Bündchen, de calcinha e sutiã. Auxiliares da ministra na Câmara, no entanto, negam que ela esteja deixando o ministério por essa razão.

A saída seria para evitar acusação de uso do ministério na campanha, já que ela (Iriny) terá que passa cada vez mais tempo em Vitória, devido a complexidade de sua candidatura. Ela precisa unir vários setores do PT capixaba em torno do seu nome, a começar pelo próprio prefeito João Coser ( dois mandatos) que declarou apoiou a nome do PMDB, do ex-governador Paulo Hartung. Com informações da “Folha de São Paulo” e “Agência Congresso”.