Marco Maia é alvo de desagravo de líderes, que não acreditam em envolvimento com Polícia Legislativa

O deputado Guilherme Campos, do recém-formado PSD, garantiu que pelo menos 52 deputados integram a nova legenda. Até a última sexta-feira (7) havia uma lista com 45 deputados. Questionado quais seriam os parlamentares, Campos afirmou não ter em mãos e se comprometeu a divulgar os nomes dos mais novos peessedistas. Durante a reunião de líderes, houve um desagravo a Marco Maia como resposta dos parlamentares à reportagem sobre suposta participação do presidente da Câmara no caso do deputado Policarpo (PT-DF), envolvido com ex-correligionários que teriam sofrido abuso por parte da Polícia Legislativa. O líder do PSDB, Duarte Nogueira, afirmou que Maia não teve conhecimento dos fatos e de que “não houve absolutamente qualquer interferência da presidência da Câmara”.

Após a reunião de líderes com Marco Maia, o líder do PSDB informou que havia acordo para a votação da Medida Provisória 537/11, que libera recursos para desastres naturais. Aberta a sessão às 19 horas, cerca de 210 parlamentares registraram presença na Casa, enquanto 180 marcaram presença no Plenário. O quorum atingiu o limite regimental de 257 deputados em Plenário e transcorreu a votação. Caso haja quorum, o vice-líder do governo José Guimarães (PT-CE) disse que podem ser votadas nesta terça-feira (11) a proposta que permite negociação tributária com empresas inscritas na dívida ativa (PL- 2412/07) e a que endurece a legislação de combate à lavagem de dinheiro (PL-3443/08).

Duarte Nogueira disse que os líderes discutiram a votação do projeto de flexibilização dos horários da “Voz do Brasil”, das alterações do Fust e do Código Brasileiro de Aeronáutica, mas não houve acordo para a inclusão de nenhuma dessas propostas em pauta. “Nesta semana, com o quórum baixo, qualquer votação depende de acordo” e muito acordo.