Agnelo Queiroz troca secretário da Ciência e Tecnologia e provoca mudanças na Câmara Legislativa

Fazenda sem titular – O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, confirmou na segunda-feira (10) o convite ao deputado distrital Cristiano Araújo (PTB) para assumir a Secretaria de Ciência e Tecnologia. Na Câmara Legislativa, Cristiano deverá ser substituído pelo suplente Dr. Charles (PTB).

Outra mudança no primeiro escalão do governo é a saída de Valdir Moysés Simão, da Secretaria da Fazenda. Ele será o secretário executivo do Ministério do Turismo, segundo posto na hierarquia da pasta. A escolha foi comunicada pelo ministério por meio de nota. Ainda não foi anunciado o nome do substituto na Secretaria da Fazenda.

O texto explica que o ministro do Turismo, Gastão Vieira, havia pedido à ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, a indicação de um “gestor técnico” e “conhecedor da realidade administrativo-financeira do governo federal” para assumir o cargo. Na sexta-feira (7), a ministra reuniu-se com o governador Agnelo Queiroz e acertou a ida de Valdir Moysés para a secretaria executiva do Turismo.

Já o antigo secretário de Ciência e Tecnologia, Gastão Ramos, deve ser convidado para permanecer no governo dentro do projeto da Cidade Digital ou outros programas de destaque, como o da banda larga, segundo informou nesta terça-feira o “Jornal de Brasília”.

“Eu acho que o principal motivo para o convite é o fato de o governador acreditar que posso ser um articulador entre a comunidade científica, o Ministério da Ciência e Tecnologia e as demais forças políticas do DF para harmonizar e puxar tudo de bom para a secretaria e, com isso, traduzir em resultados para a população”, disse Cristiano Araújo, que já faz planos para os próximos dias.

A legenda buscava uma pasta mais robusta, como a de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e a própria Ciência e Tecnologia. Outras cadeiras chegaram a ser oferecidas, mas as negociações não avançaram. A ida do PTB para o Buriti é mais um passo do governo Agnelo na estratégia para conseguir tranquilidade na Câmara Legislativa. Na semana passada, o governador mudou o comando da Administração Regional de Taguatinga para garantir o voto do distrital Washington Mesquita (PSD).