Paralisação por 48 de aeroportuários em Brasília, Guarulhos e Viracopos pode transtornar passageiros

Flaps acionados – Funcionários de aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos (Campinas-SP) paralisarão suas atividades por 48 horas a partir das 23h00 desta quarta-feira, informa o Sindicato Nacional de Aeroportuários (Sina). No aeroporto de Viracopos os setores de carga, manutenção, segurança, pouso e decolagem terão seus 2 mil funcionários de braços cruzados. O motivo do movimento é um protesto contra a privatização dos aeroportos.

De acordo com o sindicato, caso a área operacional responsável pelo posicionamento dos aviões, conexões, logística seja também paralisada, os passageiros serão mais prejudicados.

A Infraero não crê que a paralisação promoverá transtornos para os passageiros. Mas a empresa se prepara para remanejar funcionários que não aderirem à paralisação, com o objetivo de manter o funcionamento dos aeroportos, como alternativa.

Privatização não

O diretor-geral do Sina, Célio Alberto Barros de Lima, declarou que, até sexta-feira (21), poderão haver assembleias em outros aeroportos, com a possibilidade de a paralisação se estender por maior prazo. Os trabalhadores são contra a privatização dos aeroportos, alegando que tanto os serviços quanto a segurança poderão perder qualidade.

“A privatização não garante qualidade, o que já está claro em diversos setores, como o elétrico. Esse processo é leviano”, afirmou Lima, que acredita que com a paralisação da categoria a Infraero perderá 75% da arrecadação, mas continuará arcando com os custos do restante da rede. A Infraero não comentou as declarações, por se tratar de empresa estatal.