Kassab tenta levar deputados do Espírito Santo para o PSD, mas três convites são rejeitados

(*) Marcos Rosetti, da Agência Congresso –

(Foto: Revista Veja)
O presidente nacional do PSD, prefeito Gilberto Kassab (SP), fez três investidas junto à bancada capixaba, no sentido de atrair um parlamentar do Espírito Santo para o partido que acabou de criar. O primeiro convidado foi o deputado Audifax Barcelos (PSB), que chegou a se reunir com o líder da sigla na Câmara, deputado Guilherme Campos (SP).

Depois o próprio Kassab apareceu sem avisar no gabinete da vice-presidente da Câmara, deputada Rose de Freitas (PMDB), e perguntou se ela gostaria de ser candidata ao Senado ou ao governo pela legenda. Como Audifax, Rose agradeceu o convite. Por fim, o deputado Jorge Silva (PDT) recebeu convite do líder do PSD, que já é a terceira maior bancada da Câmara. O PDT é a oitava bancada da Casa.

Campos é vizinho de gabinete do Dr. Jorge, no anexo IIII da Câmara dos Deputados, e prometeu maior espaço ao parlamentar pedetista. O deputado, cuja base eleitoral é o município de São Mateus, aceitou o convite e marcou a transferência para o dia 28 deste mês, último prazo conforme foi estabelecido pela Justiça Eleitoral. Ocorre que se ele decidisse disputar a prefeitura de São Mateus, estaria inelegível.

É que de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) só podem concorrer as eleições do ano que vem quem se filiou até dia 7 de outubro, ou seja, um ano antes da eleição. “Decidi ficar onde estou, apesar de não ter em mente disputar a prefeitura”, disse Dr. Jorge, que ontem comunicou ao líder Campos sua decisão de não mudar de partido.