Greve dos funcionários da Infraero deve prejudicar passageiros e saídas de aviões em três aeroportos

MST na jogada – Os passageiros poderão ter problemas na manhã desta quinta-feira (20) para embarcar e desembarcar em três aeroportos brasileiros. Desde a 0h, os funcionários da Infraero que trabalham nos aeroportos de Cumbica (Guarulhos), Viracopos (Campinas) e de Brasília estão em greve, que deve durar 48 horas, até a meia-noite de sexta-feira (21). A direção da estatal garantiu na quarta que esquemas especiais foram montados para contornar os problemas provocados pela paralisação.

A categoria protesta contra o modelo de privatização destes três aeroportos, que estão no cronograma do governo federal. A expectativa é que os leilões aconteçam até o início de 2012. Juntos, os aeroportos têm quase 3 mil funcionários, segundo o site do “Estadão”.

Na madrugada desta quinta-feira, o Sindicato dos Aeroportuários promovia, na área de serviços dos funcionários da Infraero, uma aglomeração, com carro de som, de cerca de 30 pessoas. Um grupo de 20 membros do Movimento dos Sem Terra (MST), que estaria apoiando a greve, dormia próximo do saguão da asa D. Cerca de 80% do efetivo dos funcionários da Infraero teriam aderido à paralisação em Guarulhos nesta madrugada.

Francisco Lemos, presidente do Sindicato Nacional dos Aeroportuários, afirmou que a greve serve para mostrar à população apenas um pouco da ‘escuridão’ em que estes três aeroportos ficariam caso o governo privatize os serviços em Guarulhos, Campinas e Brasília. Entre as 22 horas de quarta-feira (19) e o início da madrugada desta quinta, cinco voos haviam sido cancelados em Cumbica. Entre a 0h e 3h, apenas um. A Infraero não descarta eventuais problemas aos passageiros com a greve, mas ameniza os efeitos.