Sexto no campeonato – O São Paulo Futebol Clube surpreendeu e anunciou, nesta segunda-feira (24), a contratação de Emerson Leão como substituto de Adilson Batista até o final deste ano. O treinador estava há mais de um ano desempregado e tentará repetir no clube o sucesso de sua primeira passagem, entre 2004 e 2005, informou o “Terra Esportes”.
Leão inicia os trabalhos no São Paulo já nesta segunda-feira e estreia no jogo de volta na quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), em Assunção, no Paraguai. No domingo (30), Leão vai encontrar o Vasco com problemas. O técnico Cristovão Buarque, terá de lidar com pelo menos dois desfalques para a partida do próximo domingo, contra o São Paulo, no estádio de São Januário. O lateral direito Fagner e o atacante Diego Souza receberam o terceiro cartão amarelo no jogo disputado em Pituaçu no último sábado, diante do Bahia.
Em 2005, Leão assumiu o time em condições parecidas, há poucas rodadas do final do Brasileiro de 2004, e conseguiu levar um time cambaleante para a Copa Libertadores. No ano seguinte conquistou o Paulista, mas deixou o clube antes das oitavas de final da Copa Libertadores da América.
Leão é conhecido por um estilo linha-dura, que costuma dar um “tratamento de choque” no elenco. Na avaliação da diretoria são-paulina, é necessária uma chacoalhada nos jogadores, que não vencem há sete partidas no Campeonato Brasileiro. O contrato vale até o fim de 2011.
O time é o sexto colocado do Nacional, com 49 pontos ganhos, fora da zona de classificação à Copa Libertadores de 2012. Na Copa Sul-Americana, o clube disputa as oitavas de final contra o Libertad e tem a vantagem de 1 a 0 conquistada no Morumbi.