Mão no bronze – O Brasil venceu a Venezuela por 10 a 3 nesta terça-feira (25) e praticamente garantiu uma vaga na semifinal do pólo aquático feminino dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Com o resultado, o Brasil deve ficar com a segunda colocação do grupo A e vai pegar o primeiro da outra chave.
Só uma zebra tira a vaga do Brasil. Isso porque o México, que encara o Canadá agora, pode roubar a vaga do Brasil se vencer. Mas essa possibilidade é distante, já que o Canadá busca o primeiro lugar do grupo para não encarar os Estados Unidos na semifinal.
Se confirmar a vaga, a seleção brasileira vai encarar Cuba ou Estados Unidos, que já estão classificados, mas jogam entre si nesta terça-feira para definir quem fica na primeira colocação do grupo B, informou o portal “R7”.
As americanas são favoritíssimas ao ouro da modalidade e provavelmente serão as adversárias das brasileiras na semifinal. Nas primeiras duas partidas, os EUA golearam Porto Rico (24 a 4) e a Argentina (20 a 0). Já Cuba sofreu para ganhar das porto-riquenhas (13 a 12) e das argentinas (6 a 5).
A campanha brasileira começou com uma derrota para o Canadá, por 13 a 4. Depois, o Brasil se recuperou ao ganhar do México por 8 a 5. Na última partida da fase de grupos, as brasileiras conseguiram superar as venezuelanas, o que garantiu a vaga no mata-mata.
O polo aquático feminino conquistou uma medalha – o bronze – em Jogos Pan-Americanos pela última vez na edição de 2003, realizada em Santo Domingo. Antes disso, a modalidade também faturou um terceiro lugar nos Jogos de Winnipeg em 1999.