Corregedor da Câmara pode atuar de novo nos bastidores para salvar o presidente da CBF, Ricardo Teixeira

Irmão-camarada – Blindado pela tropa de choque que o Palácio do Planalto mantém no Congresso Nacional, o cambaleante ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., foi à Câmara dos Deputados para falar sobre a Lei Geral da Copa. Na Comissão Especial que analisa a matéria, Orlando Silva não foi poupado pela oposição, que caiu na esparrela do delator João Dias Ferreira e agora centra fogo na direção do ministro.

Líder do Democratas na Câmara, o deputado baiano Antonio Carlos Magalhães Neto constrangeu o conterrâneo Orlando Silva logo de início. “A presença de vossa excelência é uma afronta ao povo brasileiro. O povo brasileiro quer o senhor fora do ministério”, disse ACM Neto. “O senhor está na condição de investigado [pelo STF] e não tem condições de estar no ministério”, completou o parlamentar.

Enquanto Orlando Silva escapa do açoite da oposição, a situação do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, torna-se cada vez mais complicada. Na quarta-feira (26), a Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dará início aos trabalhos da Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) número 13, que leva rubrica do deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ) e servirá para investigar a CBF, o Comitê Organizador Local da Copa de 2014 (COL) e seu presidente, Ricardo Teixeira.

Considerando que a CBF, a FIFA e todos os evolvidos na realização da Copa do Mundo de 2014 são entidades privadas, a aprovação da Proposta teve como justificativa a renúncia fiscal do governo federal no valor de R$ 1,1 bilhão, o que explica a necessidade de fiscalização e acompanhamento.

Por ocasião da tentativa de se criar uma CPI para investigar o presidente da CBF, o deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE), segundo vice-presidente da Câmara e por consequência corregedor da Casa, atuou nos bastidores para evitar o pior para Ricardo Teixeira. Por conta disso, é preciso estar atento às futuras incursões de Dudu da Fonte, como é conhecido o parlamentar pernambucano nos bastidores, uma vez que se trata de contumaz adulador do nefasto manda-chuva do futebol verde-louro.