Detran do DF escapa de greve, mas enfermeiros decidem parar para pressionar gratificação

Nova manifestação – Os servidores do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) decidiram não entrar em greve. Na assembleia realizada na manhã desta terça-feira (24), a categoria aceitou a proposta apresentada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), que enviará à Câmara Legislativa projeto que reestrutura o plano de carreira no departamento.

Por meio da assessoria de imprensa, o Sindetran informou que a categoria ainda vai “acompanhar o GDF” para que o projeto seja enviado “o quanto antes”. Além disso, espera também que o governo elabore um edital para que um concurso público para o cargo de agente de trânsito seja realizado, “devido ao baixo efetivo da categoria”.

Já os enfermeiros que atuam na rede pública de saúde do Distrito Federal aderiram à paralisação. O objetivo da categoria é reivindicar uma gratificação proposta pelo governo (GDF) em 2009, informou o site do “Correio Braziliense”.

Segundo o sindicato, o GDF prometeu uma gratificação por atendimentos de enfermagem junto ao salário em há dois anos, dividida em três parcelas, a serem pagas em 2009, 2010 e 2011. No entanto, alegam os enfermeiros, somente as duas primeiras foram pagas.

A categoria preparou para esta quarta-feira (26) uma nova manifestação, em frente ao Hospital Regional da Asa Sul (Hras), a partir das 7 horas, “e há chances de uma greve ser decretada”, diz a diretora do sindicato, Acácia Perpétua.