Partido dos Trabalhadores perde filiados e deputados para o PSD em Santa Catarina e Mato Grosso do Sul

(Foto: Revista Exame)
Brigas e acordos – No Mato Grosso do Sul corre o boato de que o senador petista Delcídio Amaral manda no diretório estadual do PSD, que tem na presidência Antônio João, dono do grupo empresarial que controla o jornal “Correio do Estado”. A notícia foi espalhada porque o jornalista foi suplente de Delcídio no seu primeiro mandato de senador.

Candidato à prefeitura de Campo Grande, João Antônio poderia muito bem passar por cima de alguma mágoa com as eleições do ano passado e compor com Delcídio nas eleições municipais. A despeito de um suposto acordo entre o senador e o novo partido, o PT de Mato Grosso vive de amores com o PSD. No município de Bonito, por exemplo, o jornalista petista Bosco Martins pretende concorrer à prefeitura pelo PSD. Sua filiação aconteceu há poucos dias.

Em Santa Catarina, petistas também estão se transferindo para o PSD. É o caso do deputado federal Jorge Boeira, que deve anunciar os motivos da troca de partido entre o final da tarde de hoje (25) e a reunião da bancada do partido na tarde de quarta-feira. Boeira vive às turras com a ex-senadora e ministra de Relações Institucionais Ideli Salvatti, que também brigou com o ex-deputado federal Vignatti.

Com a transferência de Boeira, o PT de Santa Catarina perde um dos três deputados na Câmara. Por enquanto permanecem na bancada Pedro Uczai e Luci Choinaski, ambos da região Oeste catarinense. Já o PSD vai engrossar sua bancada. Atualmente estão filiados no partido os deputados licenciados Paulo Bornhausen e João Rodrigues, ambos secretários do governador Raimundo Colombo, principal articulador do PSD no estado.

Jorge Boeira está no PT desde 2000. É um próspero empresário do setor metal-mecânico e do ramo de cerâmico, ainda uma atividade muito forte na região de Criciúma, o domicílio eleitoral do parlamentar. Os motivos da transferência ainda não são claros, mas o que se comenta é o clima de mandonismo que cerca do PT de Ideli Salvatti.

O parlamentar de Santa Catarina procura se blindar de um futuro processo de cassação de mandato que poderia ser aberto pelo PT. É por isso que tem pressa em mudar de partido até o final do mês. Aproveita uma “janela” aberta pelo Tribunal Superior Eleitoral, que considera legal a filiação a um novo partido, sem que haja ameaça de perda de mandato. A decisão da transferência já teria sido anunciada ao diretório municipal. As negociações para a troca de partido com o governador Colombo surgiram há mais de duas semanas.