Cássio Cunha Lima esperneia, mas é convencido por Sarney a assumir mandato no Senado em novembro

Compasso de espera – O senador diplomado Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) bem que tentou, mas sua posse será efetivada somente no dia 7 de novembro. A data foi anunciada pelo próprio tucano, após reunir-se, há pouco, com o presidente do Senado Federal, José Sarney (PMDB-AP), que disse ser necessário cumprir um interstício de cinco dias úteis entre a diplomação e a posse.

Na saída da reunião na presidência do Senado, Cunha Lima afirmou que “tenho minha vida limpa”. Adiante disse que “mais do que ficha, tem a vida limpa”. Eleito como o senador mais votado na Paraíba em outubro passado, o parlamentar foi barrado sob a acusação de compra de voto e abuso econômico nas eleições de 2006.

Cássio Cunha Lima foi diplomado na terça-feira (25) pelo Tribunal Regional Eleitoral paraibano, após batalha jurídica no âmbito da Justiça Eleitoral que durou quase um ano. “Se esperei dez meses, posso esperar mais dez dias”, disse resignado. Antes da reunião, o ex-governador da Paraíba estava bastante nervoso. Queria tomar posse nesta quarta-feira (26). Cássio Cunha Lima assume a vaga do senador Wilson Santiago (PMDB-PB), terceiro mais votado nas eleições de outubro de 2010.

Santiago é o segundo vice-presidente do Senado e com sua saída haverá uma nova eleição para o cargo. Por conta de um acordo entre as bancadas no início da atual legislatura, em fevereiro, a vaga pertence ao PMDB, que deverá indicar o nome a ser votado pelo plenário.

Cunha Lima foi barrado inicialmente pela Lei da Ficha Limpa, que não tem validade para as eleições passadas, segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal. Espera também assumir o mandato de senador, o ex-governador do Pará, Jader Barbalho (PMDB), e o ex-governador do Amapá, João Capiberibe (PSB). Ambos também tiveram problemas com a Lei da Ficha Limpa. O ex-governador do Tocantins, Gilberto Miranda, não assumirá o mandato porque seu caso difere do de Capiberibe e Barbalho.