Forte gripe obriga Dilma Rousseff a desistir de participar da festa de aniversário do companheiro Lula

Indisposição presidencial – A presidente Dilma Rousseff cancelou as duas viagens que faria nesta semana, uma nesta quinta-feira (27) e a outra amanhã, sexta-feira. O motivo do cancelamento é uma gripe que vem ganhando força nos últimos dias.

Inicialmente, Dilma cancelou a viagem que faria a Porto Alegre para participar da abertura da Feira do Livro na cidade. O retorno estava previsto para o próximo sábado (29). Horas depois, decidiu também não ir à festa de aniversário do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na noite desta quinta, em São Bernardo do Campo, no Grande ABC. De acordo com a previsão palaciana ela ficaria em São Paulo para despachos na manhã de sexta-feira, no escritório da Presidência na capital paulista.

Dilma, entretanto, manteve a agenda nesta quinta-feira. Pela manhã, ela recebeu o presidente do PC do B, Renato Rabelo, no Palácio da Alvorada, para onde o novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, foi chamado em seguida.

Na quarta-feira (26), a previsão era de que dois eventos desta quinta-feira seriam abertos a convidados e jornalistas. A agenda, contudo, foi modificada. Ainda ontem, em evento no qual discursou no Palácio do Planalto, a presidente já demonstrava os primeiros sinais da forte gripe. À noite, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho (PMDB), chegou a brincar com a imprensa dizendo que não perguntou sobre royalties na reunião que teve com Dilma porque ela “estava muito, muito, muito gripada”. Na próxima segunda-feira (31), a presidente viaja para a França, onde participa de reuniões bilaterais e da cúpula do G20.